Você segmenta sua base de clientes? Sabe por que segmentar seus clientes ?
O Matriz do RFV de segmentação utiliza histórico de compras dos seus clientes para criar grupos com base em:
Recência: Qual foi última compra do seu clientes ? Quanto mais recente melhor.
Frequência: Quantidade total de compras realizadas pelo seu cliente.
Valor: Soma do valor de todas compras divido pela quantidade total de compras de seus clientes.
Aplicando a Matriz do RFV permite você criar alguns grupos de clientes e cada um você pode aplicar uma estratégia de venda e apelos de comunicações diferentes:
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Campeões: compraram recentemente, compram com frequência e gastam mais.
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Clientes fiéis: gastam bem e com boa frequência. São responsivos a promoções.
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Fiéis em potencial: clientes recentes, mas que gastaram um bom dinheiro e já compraram mais de uma vez.
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Novos clientes: compraram recentemente, mas não com frequência.
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Promessas: compradores recentes, mas que não gastaram muito.
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Clientes precisando de atenção: recência, frequência e valor monetário acima da curva, mas podem não ter comprado tão recentemente assim.
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Quase dormentes: recência, frequência e valor monetário abaixo da média. Tendem a se perder se não forem reativados.
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Em risco: gastaram bastante dinheiro e compraram com frequência, mas já há bastante tempo. Precisam retornar à base de clientes.
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Não pode perder: fizeram compras grandes e frequentes, mas não voltaram por muito tempo.
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Hibernando: a última compra foi há muito tempo. Gastam pouco e fazem poucos pedidos.
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Perdidos: a menor recência, frequência e valor monetário entre todos.
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