O que é a Matriz RFV?

Você segmenta sua base de clientes? Sabe por que segmentar seus clientes ?

O Matriz  do RFV de segmentação utiliza histórico de compras dos seus clientes para criar grupos com base em:

 

Recência: Qual foi última compra do seu clientes ? Quanto mais recente melhor.

Frequência: Quantidade total de compras realizadas pelo seu cliente.

Valor: Soma do valor de todas compras divido pela quantidade total de compras de seus clientes.

 

Aplicando a Matriz do RFV permite você criar alguns grupos de clientes e cada um você pode aplicar uma estratégia de venda e apelos de comunicações diferentes: 

  1. Campeões: compraram recentemente, compram com frequência e gastam mais.

  2. Clientes fiéis: gastam bem e com boa frequência. São responsivos a promoções.

  3. Fiéis em potencial: clientes recentes, mas que gastaram um bom dinheiro e já compraram mais de uma vez.

  4. Novos clientes: compraram recentemente, mas não com frequência.

  5. Promessas: compradores recentes, mas que não gastaram muito.

  6. Clientes precisando de atenção: recência, frequência e valor monetário acima da curva, mas podem não ter comprado tão recentemente assim.

  7. Quase dormentes: recência, frequência e valor monetário abaixo da média. Tendem a se perder se não forem reativados.

  8. Em risco: gastaram bastante dinheiro e compraram com frequência, mas já há bastante tempo. Precisam retornar à base de clientes.

  9. Não pode perder: fizeram compras grandes e frequentes, mas não voltaram por muito tempo.

  10. Hibernando: a última compra foi há muito tempo. Gastam pouco e fazem poucos pedidos.

  11. Perdidos: a menor recência, frequência e valor monetário entre todos.


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